Grand Tour Marrocos 2018

header-gt-marrocos

mapa-gt-marrocos-roteiro-2

De 31 de março a 14 de abril 2018

Nosso 34o Grand Tour volta à África, desta vez explorando o noroeste do continente – Marrocos.

Um roteiro fascinante desde a costa Atlântica, passando por cidades imperiais, ruínas romanas, montanhas, povoados pitorescos, deslumbrantes vales e desfiladeiros, culminando com o mágico deserto do Saara.

Oportunidade de desbravar os souks e medinas de Fez e Marrakech, os palácios de Casablanca e Rabat, atravessar a cordilheira do Atlas, além de percorrer a rota das mil Kasbahs – as centenárias fortalezas de terracota – e a cênica cidade costeira de Essaouira.

Uma viagem sensorial pelas cores da rica artesania local, os sabores da culinária Magrebiana, o som do muezzin das mesquitas e os aromas dos mercados.

Vivências exclusivas em um Riad do séc. XVII no coração de Fez que nos remete às estórias das mil e uma noites, acampamento em grande estilo nas dunas do deserto, uma viagem no tempo pernoitando em um Kasbah nas montanhas e “gran finale” em Marrakech com 4 noites no Mamounia – o hotel-palácio mais célebre do país que já hospedou desde Churchill a Paul McCartney.

Experiências únicas neste instigante mundo árabo-berbere.

 

Roteiro Day by Day

Ao longo da viagem faremos uma imersão na história dessa região habitada desde a antiguidade por populações berberes, com povoamentos de fenícios, cartagineses, romanos, vândalos e bizantinos. Islamizada pelos árabes no séc. VIII, as dinastias dos Idríssidas, Almorávidas e Alauitas nos envolvem com seu refinado legado cultural muçulmano.

 O Marrocos, separado da Europa por um pequeno estreito de 14 quilômetros de distância, pertence ao mundo do Mediterrâneo e do Atlântico.  Um verdadeiro cruzamento geográfico, histórico e cultural, entre Europa e África.

31/03/18 – DIA 1 (SAB) – SAÍDA DO BRASIL

Embarque no voo TAP 118 às 18h55 com destino a Lisboa.

01/04/18 – DIA 2 (DOM) – LISBOA / CASABLANCA

Chegada em Lisboa às 09h40.

Embarque no voo TAP 1434 às 13h50 com destino a Casablanca.

Encontro com o motorista e o guia especialista que irá acompanhar o grupo durante a viagem.

A primeira menção do porto comercial que viria a se tornar Casablanca data do século XII. Disputada por inúmeras dinastias imperiais, a cidade foi exaltada quatro séculos depois pelo geógrafo Leão, o Africano por seus “templos, belíssimas lojas e palácios”, que resistiram as invasões portuguesas dos anos anteriores. A cidade se reergueu apenas no século XIX, quando foi colonizada pelas tribos berberes, integrada na comunidade marítima europeia e nomeada Dar El-Beida (A casa branca). A partir de 1912 o protetorado francês expande a cidade para além das muralhas da cidade velha. Os urbanistas franceses aplicaram princípios inovadores para construir a cidade moderna, criando um museu a céu aberto que atrai arquitetos do mundo inteiro até os dias de hoje.

17h00: Check in no Hotel Hyatt.

20h00: Jantar de boas vindas no Rick’s Café. Localizado em uma antiga mansão construída ao lado das paredes da cidade antiga, foi projetado para recriar o restaurante mundialmente conhecido do filme Casablanca.

02/04/18 – DIA 3 (SEG) – CASABLANCA

10h00: Começo do nosso programa cultural com a visita à Mesquita Hassan II, famosa por possuir o maior minarete do mundo com 210 metros de altura.

Após a visita, passeio no distrito Art Deco de Casablanca – cidade considerada um museu arquitetônico a céu aberto.

12h30: Almoço no Sqala Moorish, localizado próximo a uma antiga fortaleza do século XVII.

14h00–18h00: Após o almoço, visita guiada ao bairro de Habbous, construído pelos franceses em 1920.

19h00: jantar no restaurante Sqala Moorish junto às muralhas de uma antiga fortaleza do séc. XVIII.

03/04/18 – DIA 4 (TER) – CASABLANCA / RABAT / FEZ

09h30 – 11h00: Após o café da manhã, transfer da capital econômica para a capital do reino, a pacífica Rabat, localizada diante do oceano atlântico.

Na costa do atlântico a capital administrativa do reino acumula uma enorme variedade de monumentos arquitetônicos, como o Mosteiro Hassan e a as muralhas de Almohad que datam do século XII, assim como prédios modernos construídos durante o protetorado francês. Unesco descreve a cidade como um dos projetos urbanos mais ambiciosos e completos levado a cabo na África durante o século XX. Rabat é um paraíso verdejante de calma e tranquilidade, ideal tanto para um passeio agradável quanto para uma introdução a arte marroquina contemporânea no Museu Mohamed VI.

11h00 – 13h30: Começo do tour pela histórica cidade de Rabat no sitio arqueológico romano de Chellah com o rio Bouregreg ao fundo. O tour continua para a torre Hassan e o Mausoléu de Mohamed V. Passeio pela cidade antiga, antes de parar na Kasbah Oudaya para o melhor chá de menta de região, com vista panorâmica para o atlântico.

13h30: aproveite um almoço simples com deliciosos crepes franceses nos jardins do Restaurante Ty Potes.

15h00 – 17h00: Seguimos viagem para a capital intelectual do país: a antiga Fez.

17h30: Check in no Riad Dar Bensouda – um dos mais belos palacetes da Medina de Fez, do séc. XVII junto a celebre mesquita Qaraouyine, que nos remete as tradições seculares de Fez.

Aproveite uma noite tranquila com jantar no hotel.

04/04/18 – DIA 5 (QUA) – FEZ 

Em Fez encontra-se a universidade mais antiga do mundo, fundada no século IX. A cidade atingiu seu apogeu durante a dinastia Marinid, quando substituiu Marrakesh como a capital imperial. A arte marroquina e andaluza pode ser encontrada nos principais monumentos da cidade antiga: madrasas ( escolas islâmicas), fondouks (hotéis), e palácios majestosos.  Para os marroquinos, Fez permanece sendo a capital cultural e espiritual do reino. A herança cultural da cidade é comemorada na primavera durante o Festival de Musica Sacra.

10h00: Após o café da manhã, explore a capital intelectual e espiritual de Fez. Siga seu guia especialista que irá apresentá-los ao coração cultural do Marrocos, aprendendo sobre a cidade de Fez e sua evolução ao longo dos anos. Subiremos a um ponto panorâmico de onde teremos uma vista espetacular da cidade para tirar fotos. Em seguida, exploraremos o bairro judeu Mellah com sua sinagoga e cemitério.

13h00: Almoço no charmoso restaurante Ruined Garden, situado nas ruínas da casa de um antigo Fassi.

À tarde, tempo livre para compras ou para aproveitar um Spa Marroquino. Aprecie um ritual de bem-estar tipicamente oriental no fabuloso Giventchy Spa no Hotel Sahrai ou no La Maison Bleue.

17h00: Sugerimos “drinks” no topo do Sahrai Hotel com vista fascinante de Fez e seus arredores.

19h00: Jantar no restaurante Relais de Paris do Sahrai Hotel, com vista espetacular da cidade.

05/04/18 – DIA 6 (QUI) – FEZ / MOULAY IDRISS / MÉKNES / FEZ

08h30: Após o café da manhã, visita a cidade sagrada de Moulay Idriss, famosa pelo Mausoléu de Idriss I, um local sagrado, aberto apenas para muçulmanos.

10h00 – 12h00: Visita ao centro arqueológico de Volubilis. Capital da Mauritânia, fundada no século III a.C. tornou-se um importante posto avançado do império Romano com belas edificações da antiguidade. Refaça os passos dos romanos  caminhando nos arredores das formidáveis ruínas de Volubilis e contemple os famosos mosaicos da região.

12h30 – 14h30: Caminhada de 10 minutos ate o topo de uma colina para disfrutar um delicioso almoço gourmet marroquino feito com produtos cultivados e produzidos localmente.

15h00 – 17h30: no retorno de Moulay Idriss para Fez, parada em Meknes. Caminhe pela Medina (cidade murada) e pela praça das  Ruínas, que conecta a cidade murada com sua Kasbah (fortaleza). Contemple o famoso portão da cidade Bab Mansour, assim como suas medersas (escolas religiosas), palácios e a Grande Mesquita.

18h00: Chegada em Fez. Tempo para descansar e se preparar para o jantar.

19h00: Aprecie um jantar marroquino no hotel.

06/04/18 – DIA 7 (SEX) – FEZ / MIDELT / ACAMPAMENTO

08h30: Hoje teremos uma longa e cênica viagem para Merzouga, às portas do deserto do Sahara. No caminho, vislumbraremos uma paisagem constantemente em transformação, da floresta de cedros em Ifrane, a cidade de Azrou, no coração dos alpes marroquinos,  passando pelo Alto Atlas,  e pelo pacífico oásis do Vale Ziz.

12h00–13h00: Pausa para almoço em uma pousada rústica em Midelt para provar uma tagine Berber – prato típico do povo berbere – antes de seguir viagem para o deserto.

13h00–16h30: O motorista seguirá por uma antiga rota de caravanas para o Saara, onde oásis verdejantes contrastam com paisagens estéreis.

17h00: Chegada ao exclusivo Acampamento no Deserto. Uma noite única nas dunas do Deserto Saara esculpidas pelo vento começa com um excitante passeio de camelo de 30 minutos para chegar até o acampamento, onde seremos recebidos com um sublime jantar à luz de velas. A noite admire o mais límpido céu estrelado da Terra apreciando uma percussão musical típica das tribos nômades.

“O que faz o deserto bonito” disse o Pequeno Príncipe, “é que em algum lugar ele esconde um poço…”. O Saara (literalmente “deserto” em Árabe) é uma gigantesca região de dunas de areia, cujo tamanho se compara aos Estados Unidos. Chegar até as dunas do deserto requer tempo e paciência. Solitário e introspectivo, o deserto não se parece com nada no planeta.

07/04/18 – DIA 8 (SAB) – ACAMPAMENTO / TINGHIR / SKOURA / AIT BEN HADDOU

08h30-11h30: Embarque em uma viagem cênica em direção a Tinghir, uma cidade famosa por sua comunidade judaica. Pausa no caminho para visitar o museu Lalla Mimouna em Tinejdad.

Disfrute um almoço simples em uma pousada local.

13h30: Embarque em mais uma viagem cênica pelas gargantas de Dades e Tordra, conhecidas internacionalmente por atrair alpinistas. No caminho, pausa no Vale das Rosas para uma caminhada. Aqui, as rosas florescem em maio, e cooperativas locais comercializam sua essência, gerando renda para a população local.

15h00: Chegada ao Oasis de Skoura, para aprender sobre seu ecossistema e sobre a cultura e tradições de seus habitantes, os Berberes. Visite o Kasbah Amridil, castelo do século XVII, típico exemplo da arquitetura da região.

Skoura é um dos magníficos oásis do Marrocos, com natureza florescente a alguns quilômetros do deserto. Do século III até 1933, nômades em caravanas de dromedários transportaram bens dos portos comerciais do Marrocos através do deserto do Saara até Timbuktu (Mali), comercializando principalmente sal e ouro. O famoso explorador marroquino Ibn Battuta relata caravanas de mais de mil dromedários  lideradas por tribos barberes e touaregues. Oasis como Skoura, onde viajantes encontravam água e descanso ainda carregam vestígios desses tempos longínquos, mantendo construções tradicionais como Casbá e Ksars. Ksar.

Chegada no final do dia no mundialmente conhecido povoado de Aït ben Haddou, um exemplo da arquitetura sul marroquina, tombado pela Unesco e cenário para inúmeros filmes de Holywood, incluindo Lawrence da Arábia, Gladiador e Game of Thrones.

Jantar e pernoite no Hotel Riad Ksar Ighnda.

08/04/18 – DIA 9 (DOM) – AIT BEN HADDOU / MARRAKECH

09h00: Visita ao povoado de Ait Ben Haddou.

11h00: Uma odisséia única por terras marroquinas através das Montanhas Atlas e o majestoso passe Tizi’n’Tchika apreciando  a paisagem rural do Marrocos.

12h00–14h00: Almoço no Irocha Lodge – um aconchegante hotel localizado em um típico povoado Berbere chamado Tisselday, no meio das montanhas com vistas magnificas.

14h00–17h00: Continuação da viagem para Marrakesh. Chegada à cidade ocre no começo da noite.

Check in no Hotel Mamounia – O mais luxuoso e emblemático hotel palácio do país transformado em mito por seus hospedes famosos – Churchill, general de Gaulle, Chaplin, Edith Piaf, Marguerite Yourcenar, Elton John, Marlene Dietrich, Maurice Ravel, Yves Saint-Laurent e Paul McCartney entre outros.

“Marrakesh me ensinou sobre as cores” foi a verdade professada pelo famoso designer francês Yves-Saint-Laurent, que escolhei o Marrocos como seu segundo lar. Fundada em 1070 pelo Império Almoravida, Marrakesh tornou-se um centro político e cultural, influente em todo o Norte da África e Andaluzia. O Mosteiro Koutobia, monumento essencial da cultura muçulmana na cidade data deste período, com seu minarete único de 77 metros de altura.  Do teatro a ceu aberto da Praça Jamaa El Fna, ao oásis natural de palmeiras e os legendários Jardins Majorelle, a cidade um vasto monumento de cores encantadoras.

09/04/18 – DIA 10 (SEG) – MARRAKECH

09h00–11h00: Após o café da manhã, explore o Jardim Majorelle, um paraíso de tranquilidade e cores, próximo ao Museu Barber. Não esqueça de parar na Rua 33 Loja Majorelle para comprar alguns souvenires.

11h00–13h00: Encontre seu guia e volte no tempo. Marrakesh está dividida em 2 áreas diferentes: a cidade antiga (Medina) onde se encontram os souks (mercados) e a cidade moderna onde se encontra a área residencial (l’Hivernage) e Gueliz, a região de patrimônio francês. Imersão na história de Marrakesh onde seu guia irá ensinar sobre a antiga capital amoravi, repleta de lendas sobre o passado, palácios escondidos e tumbas monumentais.

13h00 – 15h00: Desfrute um almoço no jardim de Nomad (sugestão).

17h00: Explore o labirinto de ruelas repleto de artesanatos locais. Termine na mística e animada Praça Djemaa el Fna.

19h00 Sugestão de jantar no Café Clock, restaurante e centro cultural onde todas as segundas-feiras um contador de histórias encanta a todos com os contos mais antigos do Marrocos, que nunca foram escritos.

10/14/18 – DIA 11 (TER) – MARRAKECH / ESSAOURIA / MARRAKECH

09h00: Após o café da manhã, encontre seu guia que irá leva-los em direção ao atlântico, na cidade litorânea de Essaouira.

Conhecida como Mogador, a cidade atrai viajantes cosmopolita a muitos anos. Fenícios, cretos, gregos e romanos, todos frequentaram a cidade, especialmente para fazer comercio com Timbuktu. Os portugueses construíram um forte para proteger a bahia de águas profundas em 1506, mas o abandonaram alguns anos depois. Foi o Sultão Sidi Mohamed ben Abdellah quem conseguiu unir influencias árabes berberes, judaicas, africanas e europeias no caldeirão cultural que se tornaria a cidade nos últimos 2 séculos. Atualmente Essaouira é uma cidade de praia, oferecendo ondas para surfistas, natureza exuberante para hikkers e comidas deliciosas para chefes de cozinha.

12h00: No caminho, parada na vinícola orgânica Val d’Argan, que produz os melhores vinhos biodinâmicos do Marrocos.  Disfrute uma caminhada pela vinícola seguida de uma degustação de vinhos e almoço.

14h30 – 18h30: Caminhada na cidade antiga, do vibrante porto nos arredores das ameias e através de ruas estreitas. Fãs da série Game of Thrones irão reconhecer alguns cenários.

18h30 (Sugestão): Aprecie o pôr-do-sol  no topo do restaurante Taros, tomando deliciosos drinks.

19h30 – 22h00: Transfer para Marrakesh.

11/04/18 – DIA 12 (QUA) – MARRAKECH

Dia livre em Marrakesh.

10h00 (Opcional): workshop de culinária marroquina (3 horas) em uma cozinha profissional, onde cada dupla possui sua própria estação de cozinha. Aprenda segredos locais com um dada (cozinheiro marroquino) para acertar o sabor do tagine. Depois, saboreiem juntos sua refeição no jardim.

14h00: Tempo livre para compras nos hipnotizante souks (mercados), onde podem ser encontrados tapetes excepcionais, perfumes e diversas maravilhas. Seu guia pode orientá-lo sobre onde encontrar aquilo que você procura para levar de recordação da viagem.

17h30 (Opcional): Chá da tarde em La Mamounia, disfrutando do lindo jardim. Em seguida, embarque em um passeio de carruagem.   

21h00: Jantar no Comtoir Darna. Apresentação com música ao vivo e dança do ventre para deixar a noite repleta de alegria e diversão.

12/04/18 – DIA 13 (QUI) – MARRAKECH / LISBOA  

Café da manhã no hotel. Manhã livre até às 12h30.

Check out e transfer ao aeroporto.

Embarque no voo TAP 1451 às 15h15 com destino a Lisboa.
Chegada em Lisboa às 16h55.

2 noites de acomodação.

13/04/18 – DIA 14 (SEX) – LISBOA

Passeio guiado de Belém pela manhã visitando o museu da Marinha, a Torre de Belém (só por fora), o padrão dos descobrimentos e o Mosteiro dos Jerônimos com visita aos seus claustros.

Terminando no Mercado da Ribeira com tempo livre para almoço.

14/04/18 – DIA 15 (SAB) – LISBOA/ PORTO ALEGRE

Embarque no voo TAP 117 às 09h45 com destino a Porto Alegre. Chegada em Porto Alegre às 17h15.

VALORES por PESSOA

Parte aérea

Cia aérea:
Desde Porto Alegre
A partir de
USD 1.106
+ taxas USD 304

Forma de pgto:
Tarifa em até 10x sem juros nos cartões (exceto Diners). Taxas à vista.

 Parte terrestre

Compartilhando apartamento duplo/twin USD 4.920
Suplemento apartamento individual USD 2.360

Forma de pgto:
Em 8x de USD 615 de AGOSTO/17 a MARÇO/18.

 Os valores das parcelas em USD serão convertidos em Reais ao câmbio do dia do pagamento.

 Quitação total a ser efetuado até no máximo dia 01/MARÇO/18.

 Serviços incluídos:

  • Ônibus de luxo a disposição por 12 dias no Marrocos com motorista falando em inglês, sem banheiro;
  • Guia falando português a disposição por 12 dias no Marrocos incluindo entradas nos monumentos;
  • Passeios com guia mencionados no roteiro;
  • Traslados de chegada e saída em Lisboa;
  • Meio dia de visita guiada em Lisboa.

13 noites de hotelaria com café da manhã:

  • Casablanca – Hotel Hyatt – 2  noites de 01/04 a 03/04
  • Fez – Dar Bensouda – 3 noites de 03/04 a 06/04
  • Acampamento no Deserto – 1 noite de 06/04 a 07/04
  • Ait Ben Haddou: Hotel Riad Ksar Ighnda – 1 noite de 07 a 08/04
  • Marrakesh: Mamounia –  4 noites de 08/14 a 12/04
  • Lisboa – 2 noites de 12/04 a 14/04

09 almoços:

  • 02/04 – Casablanca: Almoço em restaurante local
  • 03/04 – Rabat: Almoço em Ty Potes
  • 04/04 – Fez: almoço em restaurante local
  • 05/04 – Moulay Idriss: Almoço gourmet
  • 06/04 – Midlet: almoço em restaurante local
  • 07/04 – Tinghir: Skoura: almoço em restaurante local
  • 08/04 – Skoura: almoço em restaurante local
  • 09/04 – Marrakesh: almoço em restaurante local
  • 10/04 – Essaouira: degustação de vinho e almoço em vinícola local com guia

09 Jantares:

  • 01/04 – Casablanca: Jantar de boas vindas em Rick’s Café
  • 02/04 – Casablanca: Jantar no Sqala Moorish
  • 03/04 – Fez: Jantar no Riad Dar Bensouda
  • 04/04 – Fez: Jantar no Hotel Sahrai
  • 05/04 – Fez: Jantar no Riad Dar Bensouda
  • 06/04 – Saara: Jantar no deserto
  • 07/04 – Ait Bem Haddou: jantar no Ksar Ighnda
  • 11/04 – Marrakesh: jantar comemorativo em Camtoir Darna
  • 13/04 – Lisboa: Jantar de despedida

Não inclui:

  • Seguro saúde (assistência médica);
  • Bebidas nas refeições inclusas, e demais refeições não mencionadas;
  • Excursões, Serviços, Passeios e Entradas opcionais não mencionadas no roteiro;
  • Extras de caráter pessoal, emergencial ou médicas (minibar, lavanderia, telefonemas, etc.);
  • Traslados individuais em caso de chegada ou partida em voos em horários diferentes do grupo
  • Eventuais Taxas para fotos e vídeos durante as visitas;

 Taxas de cancelamento

Parte Terrestre

Cancelamento:  
Até 151 dias do embarque: 10% sobre o valor total do pacote;
De 150 a 121 dias do embarque: 30% sobre o valor total do pacote;
De 120 a 91 dias do embarque: 50% sobre o valor total do pacote;
De 90 a 61 dias do embarque: 75% sobre o valor total do pacote;
A partir de 60 dias do embarque: 100% sobre o valor total do pacote.