Programação Cultural Preparatória para a Itália Grega 2017

StudioClio e Trip & Travel oferecem programação cultural para a viagem
Itália Grega 2017: Expedição cultural à Magna Grécia

italia-grega-header

A expedição partirá dia 27 de maio e em duas semanas percorrerá um roteiro de tesouros arqueológicos clássicos na paisagem do sul da Itália. Na primavera do Mediterrâneo, o grupo visitará Palermo, Segesta, Selinunte, Agrigento, Villa del Casale, Siracusa, Taormina, Reggio Calabria, Taranto, Eleia, Paestum, Positano e Napoli (Pompéia), guiado pelo prof. Francisco Marshall, arqueólogo clássico, especialista em cultura grega, que também apresenta as atividades da programação cultural.

A programação cultural já iniciou em fevereiro, com almoçosClio sobre os filósofos da Magna Grécia e sobre esculturas de bronze antigo. Agora, prossegue-se com 3 almoçosClio, uma sessão de cinema comentada e uma oficina de fotografia de viagem. No almoçoClio, das 12h20 às 13h40, é servido menu temático da chef Carine Tigre, harmonizado e acompanhado de apresentação audio-visual sobre o tema, no auditório do StudioClio.

Programação:

1) Dia 17/03/2017, sexta-feira, 12h20 – almoçoClio: A vida quotidiana em um templo grego. As ruínas dos templos gregos, exuberantes na paisagem da Magna Grécia (sul da Itália), acendem a imaginação: como foi a vida nestes lugares? Veremos desde a escolha do lugar, a construção aos aspectos da cultura e da religião grega relacionados a estes cenários. Trata-se de um olhar da arqueologia sobre a vida quotidiana de 2.500 anos atrás.

2) Dia 19/03/2017, quarta-feira, 12h20 – almoçoClio: Ésquilo no teatro de Siracusa. O primeiro grande dramaturgo grego, Ésquilo, viveu algum tempo e morreu em Siracusa, que era então uma ds mais ricas cidades do mundo. Apresentou no Teatro de Dioniso de Siracusa diversas obras, entre as quais Os sete contra Tebas, que será encenada neste dia 02/06, como parte desta expedição cultural. Neste almoçoClio, vamos compreender o teatro grego, o autor e suas obras mais importantes, especialmente esta.

3) Dia 05/04/2017, quarta-feira, 12h20 – almoçoClio: Eros em Pompéia. Cidade de Vênus, deusa do amor, repleta de amenidades e belezas, Pompéia atiça a imaginação e o desejo de visitantes e artistas. Neste almoço, visitaremos ruínas e coleções para conhecer a rica e bela manifestação de Eros na vida da cidade, sua poesia, visões na arte, cenários e símbolos.

4) Dia 05/04/2017, quarta-feira, 15h – CineClio: filme Kaos (1984), dos irmãos Taviani: apresentação e conversa. O filme dramatiza contos de Luigi Pirandello, natural de Agrigento, e explora belamente a paisagem da cidade e da Sicília. É uma das maiores obras primas da história do cinema.

5) Dias 10 e 17/04, segundas-feiras, 19h: Oficina de fotografia de viagem: para iniciantes e viajantes, esta oficina apresenta os fundamentos da fotografia (a câmera e seus recursos) e a técnica, incluindo-se estratégias de obtenção e composição de imagens. Inclui-se estudo das câmeras de smartphones.

Após as atividades, as equipes do StudioClio e da Trip & Travel atenderão aos interessados na expedição cultural.

Os que participarem da expedição terão ressarcidos 50% de suas despesas com estas atividades.

Informações, valores e disponibilidades das palestras-almoço:

(51) 3254-7200 ou atendimento@studioclio.com.br

WEB RS